Concursos / Processos Seletivos

Governo do Estado do Paraná
Concurso Público - Edital Nº 28/2020 - DRH/SEAP - Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho - SEJUF
Inscrições: dia 26/02/2020 até às 23h do dia 26/03/2020
Isenção do pagamento do valor da inscrição: dia 26/02/2020 até às 23h do dia 29/02/2020
Emissão da 2ª via do Boleto: dia 26/02/2020 até às 23h59min do dia 27/03/2020

Editais e Publicações Oficiais

Impugnação do Edital - 17/02/2020 até às 17h do dia 21/02/2020 Prazo Encerrado

Edital de Abertura Nº 28/2020 - (14/02/2020)


Situação da Inscrição e Correção Cadastral

Informações ainda não cadastradas.


Local de Prova

Informações ainda não cadastradas.


Provas e Gabaritos

Informações ainda não cadastradas.


Resultados

Informações ainda não cadastradas.


Recursos

Informações ainda não cadastradas.


Faq


A Avaliação Psicológica será aplicada num primeiro momento aos candidatos Aprovados e Classificados na quantidade de 10 (dez) vezes o número de vagas ofertados por cargo/função/região.

A avaliação tem por objetivo verificar se o candidato demonstra as competências pessoais necessárias para o bom desempenho da função, considerando as atividades a serem desempenhadas descritas no respectivo Perfil Profissiográfico, e terá caráter eliminatório, sendo o candidato considerado Indicado ou Não-Indicado.

A Avaliação Psicológica consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos, podendo ser aplicada coletivamente. Para tanto poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.


Os candidatos considerados Indicados na Avaliação Psicológica e classificados dentro do número de vagas, por função/região, serão convocados, por meio de edital específico, para a Visita Técnica de caráter obrigatório e eliminatório.

A Visita Técnica será realizada quando a vaga se destinar ao atendimento de unidade de privação ou restrição de liberdade.

A Visita Técnica terá por objetivo proporcionar aos candidatos conhecer o ambiente, a dinâmica funcional e as atribuições do respectivo cargo/função, subsidiando, assim, a opção do candidato em progredir ou não para as demais etapas deste concurso público.

Os locais e horários de realização da Visita Técnica serão determinados pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e divulgados, por meio de edital específico.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, pedidos de realização dessa etapa fora da data, horário e local estabelecidos para a Visita Técnica.


Os candidatos que realizarem a Visita Técnica e optarem por permanecer na vaga destinada a unidade de privação ou restrição de liberdade, nos termos do item 12 deste edital, serão submetidos à investigação social, que consistirá na verificação de antecedentes nas esferas penal, civil e administrativa, além da investigação social e da sindicância de vida pregressa, cuja finalidade reside em verificar se o candidato possui condições compatíveis com o cargo/função, de caráter eliminatório.

Ao término da investigação, o candidato será avaliado como Indicado ou Não Indicado.

Os critérios para a realização desta etapa, constarão do edital específico de convocação para esta etapa do Concurso Público, obrigando-se os candidatos convocados a atendê-los.


Os candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas ofertadas serão convocados para a Avaliação Médica, cuja etapa abrangerá exames de auxílio diagnóstico e clínicos, a serem especificados em Edital próprio, no qual também estarão especificados data, horário e local de realização da Avaliação Clínica.

O local de realização da avaliação clínica será estabelecido em edital próprio de convocação, podendo, em observação aos interesses da Administração Pública, ser diferente do local de realização das Provas.

Para a Avaliação Médica, o candidato deverá apresentar documento de identidade original, devendo assinar lista de presença, bem como atender demais exigências do edital de convocação.

Na Avaliação Médica, será considerado apto o candidato que não apresentar quaisquer alterações patológicas que o contraindiquem ao desempenho das atribuições do cargo/função.

A Avaliação Médica terá caráter eliminatório, sendo o candidato considerado Apto ou Inapto.

Compete à Divisão de Perícia Médica–DPM a homologação do resultado da Avaliação Médica.


As Etapas do Concurso constam no Item 2.1 do Edital.

O Quadro de Vagas consta no Anexo I do Edital.

O Conteúdo Programático consta no Anexo IV do Edital.

O candidato que desejar impugnar este Edital, deverá solicitar por meio de link disponível no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, no período das 9h do dia 17/02/2020 até às 17h do dia 21/02/2020, observado o horário de Brasília/DF.

O Edital de Abertura traz informações que não podem ser ignoradas, pois certos detalhes são fundamentais para que o candidato tome conhecimento de todas as etapas do certame, desde os requisitos mínimos para o cargo que deseja concorrer até mesmo decidir se vale a pena ou não se inscrever para o concurso. E, caso decida participar, é por meio da leitura deste documento regulador, que é o Edital de Abertura, que o candidato poderá entender todo o processo, quais as etapas da seleção e o conteúdo das Provas.

A inscrição do candidato neste Concurso Público implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.


Para inscrever-se neste Concurso Público, o candidato deve clicar na aba “Inscrição e 2ª via do boleto” no próprio site do IBFC.

As inscrições para o Concurso Público serão realizadas, exclusivamente, pela Internet, no site do IBFC www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto” e encontrar-se-ão abertas a partir 9h do dia 26/02/2020 até às 23h do dia 26/03/2020, sendo o dia 27/03/2020 o último dia para o pagamento do boleto bancário, observado o horário oficial de Brasília-DF.

 

Procedimentos para inscrição:

Para inscrever-se neste Concurso Público, o candidato deverá, durante o período das inscrições, efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos a seguir:

a) ler atentamente este Edital e o Formulário Eletrônico de Inscrição;

b) preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição e transmitir os dados pela Internet, providenciando a impressão do comprovante de Inscrição Finalizada;

c) imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da importância referente à inscrição descrita no subitem 6.2.3 deste Edital, até o dia do vencimento em qualquer agência bancária;

d) O candidato poderá utilizar a opção de imprimir a 2ª via do boleto para efetuar o pagamento de sua inscrição até o último dia para o pagamento que consta no subitem 6.2.1 do edital. O candidato que não efetuar o pagamento da inscrição até a data de vencimento do boleto ficará impossibilitado de participar do Concurso Público.


O candidato que não efetuar o pagamento de sua inscrição, até a data de vencimento, poderá utilizar a opção de imprimir a 2ª via do boleto até o dia subsequente ao término da inscrição. Após esta data o candidato que não efetuar o pagamento da inscrição, ficará impossibilitado de participar do Concurso Público.

Para isso, acesse a aba “Inscrição e 2ª via do boleto” no próprio site do IBFC até o dia 27/03/2020.


O valor da inscrição será de R$ 100,00 (cem reais) para as funções do cargo Agente Profissional e de R$ 70,00 (setenta reais) para a função Técnico de Enfermagem do cargo Agente de Execução.

A formalização da inscrição somente se dará com o adequado preenchimento de todos os campos do formulário de inscrição pelo candidato e pagamento do respectivo valor com emissão de comprovante de operação emitido pela instituição bancária.

Não será aceito pagamento do valor da inscrição por meio de cheque, depósito em caixa eletrônico, pelos Correios, transferência eletrônica, DOC, DOC eletrônico, TED, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional, crédito após o prazo ou fora do período de inscrição ou por qualquer outro meio que não os especificados neste Edital.


A partir de 09/04/2020 o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.ibfc.org.br através das situações das inscrições, se os dados da inscrição foram recebidos e o pagamento processado. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato - SAC do IBFC, pelo telefone (11) 4788-1430, de segunda a sexta-feira úteis, das 9:00 às 17:00 (horário local de Brasília/DF), para verificar o ocorrido.


O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, exceto quando o concurso for cancelado ou, ainda, nas hipóteses de pagamento em duplicidade, pagamento extemporâneo, pagamento a maior e pagamento a menor.

A restituição de valor referente ao pagamento da taxa de inscrição, conforme hipótese de que trata o subitem 6.1.10 deste edital, deverá ser solicitada mediante requerimento administrativo.


Os eventuais erros de digitação verificados no comprovante de inscrição, quanto ao nome, número de documento de identidade, sexo, data de nascimento e endereço, deverão ser corrigidos no site do IBFC www.ibfc.org.br, das 10h do dia 09/04/2020 até às 17h do dia 13/04/2020, observado o horário de Brasília/DF.

Não será admitida ao candidato a alteração de função após efetivação da inscrição.


Os requisitos exigidos para o exercício dos Cargos encontram-se no Item 3.2 do Edital.

Para acessá-lo, clique na aba “Editais e Publicações Oficiais”, no próprio site do IBFC.

 


Para a realização da solicitação de isenção do pagamento da inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento de Isenção do Pagamento de Inscrição no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto” no período das 9h do dia 26/02/2020 até às 23h do dia 29/02/2020, observado o horário de Brasília/DF, no qual deverá se enquadrarem uma das seguintes condições:

a) ser doador de sangue nos termos da Lei Estadual nº 19.293, de 13 de dezembro de 2017;

b) ser eleitor convocado e nomeado pela Justiça Eleitoral do Paraná, nos termos da Lei Estadual n° 19.196, de 26 de outubro de 2017;

c) ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, nos termos da Lei Estadual n° 19.695, de 12 de novembro de 2018

Os candidatos que solicitaram a isenção do pagamento do valor de inscrição, nas condições de Doadores de Sangue e Eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná, deverão fazer o envio eletrônico, via link específico no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, dos documentos comprobatórios de acordo com a modalidade de isenção pleiteada do subitem 6.3.2, no período das 10h do dia 02/03/2020 até às 17h do dia 04/03/2020, observado o horário de Brasília/DF.

O resultado da análise do requerimento de isenção do pagamento do valor de inscrição será divulgado no site do IBFC www.ibfc.org.br, na aba “Situação da Inscrição e Correção Cadastral” na data prevista de 13/03/2020.


A aplicação da Prova Objetiva e Discursiva está prevista para o dia 26/04/2020 e serão realizadas nas cidades de Cascavel, Curitiba e Maringá, no estado do Paraná.


O cartão de convocação para a prova contendo o local, a sala e o horário de realização será disponibilizado na aba "Local de Prova”, no próprio site do IBFC, a partir do dia 20/04/2020.


O candidato com deficiência deverá fazer o envio eletrônico, via link específico no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, dos documentos comprobatórios elencados no subitem 5.4.1, no período das 10h do dia 30/03/2020 até às 17h do dia 01/04/2020, observado o horário de Brasília/DF.

O candidato com deficiência, durante o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, sob pena de indeferimento da inscrição para concorrer às vagas reservadas, além de observar os procedimentos descritos no item 5 deste Edital, deverá proceder da seguinte forma:

a) informar se possui deficiência;

b) selecionar o tipo de deficiência;

c) informar o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID e/ou Classificação Internacional de Funcionalidade -CIF da sua deficiência;

d) informar se necessita de condições especiais para a realização das provas;

e) declarar que está ciente das atribuições do cargo/função para o qual pretende se inscrever e que, no caso de vir a exercê-lo, estará sujeito à avaliação pelo desempenho dessas atribuições durante o período do estágio probatório, admitida a correção por equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais.


Ao candidato afrodescendente, amparado pela Lei Estadual nº 14.274/2003, é reservado 10% (dez por cento) das vagas, dentro do prazo de validade do Concurso Público, para o cargo/função/região estabelecido no Anexo I deste Edital, devendo o candidato observar, no ato da inscrição, além das condições gerais estabelecidas neste Edital, também as condições especiais previstas neste item, para que possa fazer uso das prerrogativas disciplinadas em lei e neste Edital.

Para efeitos do previsto neste Edital, considera-se afrodescendente aquele que assim se declarar expressamente, no ato da inscrição, identificando-se como de cor preta ou parda, de raça etnia negra, devendo tal informação integrar os registros cadastrais de ingresso de servidores, conforme o disposto no Parágrafo Único, do Artigo 4º, da Lei nº14.274/03.

 

Para concorrer às vagas reservadas, o candidato deverá enviar eletronicamente ao IBFC os documentos a seguir:

a) Comprovante de inscrição ou isenção para identificação do candidato;

b) Declaração, conforme modelo do Anexo III devidamente preenchida e assinada.

O candidato afrodescendente deverá fazer o envio eletrônico, via link específico no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, dos documentos comprobatórios elencados no subitem 4.9, no período das 10h do dia 30/03/2020 até às 17h do dia 01/04/2020, observado o horário de Brasília/DF

A relação provisória dos candidatos que se auto declararam afrodescendentes será divulgada no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na data provável de 09/04/2020.


O candidato que desejar desistir de concorrer às vagas reservadas aos afrodescendentes deverá alterar a opção de concorrência, via link específico no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, a partir da data de divulgação da relação citada no subitem 4.10 deste edital, das 9h do primeiro dia às 17h do segundo dia (horário oficial de Brasília/DF), ininterruptamente. Após esse período, não serão aceitos pedidos de alteração de opção.


No período das inscrições, a candidata que seja mãe lactante e queira exercer o direito de amamentar, deverá assinalar esta opção na Formulário de Inscrição, para adoção das providências necessárias.

Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da candidata.

Além disso, deverá, obrigatoriamente, apresentar ao fiscal de provas a certidão de nascimento do lactente, bem como levar um acompanhante, que ficará em espaço reservado para essa finalidade e que se responsabilizará pela criança.

A criança deverá estar acompanhada de um maior de 18 (dezoito) anos responsável por sua guarda (familiar ou terceiro indicado pela candidata).

A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas.


O candidato que, por qualquer razão, passe a necessitar de condições especiais para a realização das provas, deverá fazer o envio eletrônico, via link específico no site do IBFC - www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, do requerimento de condição especial por escrito assinado e laudo médico atualizado que justifique o atendimento, no período das 10h do dia 30/03/2020 até às 17h do dia 01/04/2020, observado o horário de Brasília/DF.

Após o prazo de inscrição, o candidato que ainda necessitar de atendimento especial, deverá entrar em contato com o IBFC, com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da realização das Provas Objetivas pelo telefone (11) 4788.1430 das 9:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados.


Serão convocados para a Prova de Títulos os candidatos HABILITADOS na Prova Discursiva dos cargos de Nível Superior, no termo do subitem 8.2.3 deste Edital

Na Avaliação de Títulos será considerada e pontuada a formação acadêmica e a experiência profissional do candidato.

Os candidatos convocados para a Prova de Títulos deverão:

a) preencher o formulário de Prova de títulos disponível no site do IBFC -www.ibfc.org.br, na aba “Editais e Publicações Oficiais”, conforme datas do Edital de Convocação;

b) após o preenchimento do formulário, anexar as imagens dos documentos correspondentes para análise com a extensão JPEG ou PNG com o tamanho máximo de 2 MB (megabytes) por imagem.